Principal » CCIH

 

Para reduzir os riscos de ocorrência de infecção hospitalar, um hospital deve constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que é responsável por uma série de medidas como o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde; o controle do uso de antimicrobianos, a fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa comissão deve:

  1. desenvolver ações na busca ativa das infecções hospitalares;
  2. avaliar e orientar as técnicas relacionadas com procedimentos invasivos;
  3. participar da equipe de padronização de medicamentos;
  4. prevenir e controlar as infecções hospitalares;
  5. controlar a limpeza da caixa de água;
  6. controlar o uso de antibiótico;
  7. implantar e manter o sistema de vigilância epidemiológica da infecções hospitalares;
  8. elaborar treinamentos periódicos das rotinas do CCIH;
  9. manter pasta atualizada das rotinas nas unidades;
  10. executar busca ativa aos pacientes com infecção;
  11. fazer análise microbiológico da água.

Objetivo

 

A CCIH tem o objetivo não somente de prevenir e combater à infecção hospitalar, beneficiando dessa maneira toda a população assistida, mas também proteger o hospital e o corpo clínico. Deve manter arquivados documentos que comprovem a legalidade de sua existência, rotinas de sua funcionabilidade, protocolos que orientem o tratamento mais adequado efetivado ao paciente e sobretudo dados estatísticos que demonstrem os índices de infecção do hospital, para que, solicitados judicialmente, possam ser comprovados, mantendo estes índices de infecção dentro dos limites aceitáveis, comparativamente.

A legislação básica sobre infecção hospitalar, regulamentando a criação das CCIH, permite o estabelecimento de medidas de acordo com as particularidades do hospital. Medidas no combate à infecção para o grande hospital, com enorme corpo clínico e atendimento em todas as áreas médicas, evidentemente mais suscetível às infecções, podem ser diferentes das do pequeno hospital, com menor corpo clínico e especializado; entre estes extremos, têm-se as inúmeras variáveis.

 

 

 

Corpo Clínicos
Corpo Clínicos
Últimas Notícias
05 de Setembro de 2016
UTI/SUS
21 de Julho de 2016
Arraial HCR
Mais Notícias

Buscar

Rodapé